sexta-feira, 7 de setembro de 2007

LUDICIDADE NA SALA DE RECURSOS

Patrícia Ferreira Bianchini Borges
Vanessa de Carvalho Prudente Araújo
Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes


A brincadeira tem papel predominante na aprendizagem exploratória, integrando o pensamento intuitivo, permitindo a ação motivadora no potencial do ser humano para que ele possa saber buscar soluções necessárias. O brincar, o jogar, segundo Piaget (1982) e Vygotsky (1987) - pesquisadores que são referência no assunto na área pedagógica - ajudam no desenvolvimento físico, intelectual reforçando os vínculos afetivos do ser humano com o próximo. Para Santin e Luckesi (2000) atividades lúdicas são aquelas que propiciam uma experiência de plenitude, não definíveis por palavras, mas compreendidas pela fruição, povoadas pela fantasia, pela imaginação e pelos sonhos que se articulam como teias urdidas com materiais simbólicos. Como bem observa Fortuna (2001), em uma sala de aula ludicamente inspirada, convive-se com a aleatoriedade, com o imponderável; o professor renuncia à centralização, à onisciência e ao controle onipotente e reconhece a importância de o aluno ter postura ativa nas situações de ensino, sendo sujeito de sua aprendizagem. As brincadeiras criam espaços virtuais para a experimentação construtiva, inovadora e permanente no processo interventivo. São, além disso, de vital importância no processo ensino-aprendizagem uma vez que trazem vantagens afetivas como: redução da ansiedade e melhora da autoconfiança. Fundamentadas em diversos objetivos educativos utilizamos as brincadeiras não só para encorajar nossos alunos a trabalhar mantendo seu interesse, como também, para criar contextos, nos quais o conhecimento a adquirir seja-lhes útil e significativo. Buscamos, por meio de diversos jogos, ampliar, gradativamente, as possibilidades de comunicação, expressão e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos educandos, garantindo-lhes o sucesso escolar através da superação das dificuldades de aprendizagem. Brincadeiras, jogos, ludicidade são, portanto, atividades utilizadas no processo de construção de aprendizagens das crianças na Sala de Recursos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, que desenvolve um trabalho pautado numa proposta metodológica que visa o prazer lúdico-recreativo e a liberdade de expressão. Conhecendo ou não os espaços aonde chegam e as pessoas com quem estão, os educandos criam momentos lúdicos, instituem novos grupos e neles se comunicam numa linguagem comum a todos: a divisão. Na Sala de Recursos, a brincadeira tornou-se um meio de construção prazerosa do conhecimento, encorajadora do trabalho dos alunos, pois leva a criar, interpretar e questionar o mundo que os cerca, transformando a escola num ambiente dinâmico, de interação social, cultural e desenvolvedor dos potenciais: psicomotor, intelectual e criativo. A ludicidade tornou-se indispensável, pois colabora na apreensão de conhecimentos artísticos e estéticos, bem como para a integração dos sujeitos, possibilitando a ampliação da percepção, da imaginação e dos sentimentos; levando-os a desenvolver aspectos significativos da personalidade, a capacidade de conviver, de aceitar e, principalmente, respeitar o outro. Assim, as vivências lúdicas na Sala de Recursos transformaram-se numa maneira de nossos alunos experimentarem situações em que o fazer se identifique com o brincar e o imaginar, usando a linguagem e a representação, formando um todo em interação: educandos/educadores; além de proporcionar realizações que despertam o prazer e o entusiasmo, contribuem significativamente para o desenvolvimento da cognição, da linguagem, da área motora e da área social das crianças.

Palavras-chave: sala de recursos, ludicidade, construção do conhecimento

Referências Bibliográficas

FORTUNA, Tânia Ramos. Formando professores na Universidade para brincar. In: SANTOS, Santa Marli P.dos (org.). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001, p.116.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência da criança. 4 ed.. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.


* Pôster publicado originalmente no XII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triangulo Mineiro, 2006. Uberaba. Anais Escola: Caminhos e Desafios. Uberaba: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 2006. p. 60-61.

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